O que ela quer?

Eu ouvi aquela menina por dez minutos. Fiquei emocionada, confiante no futuro que virá e sobre as boas angústias dessa juventude. Em nenhum momento, eu parei para pensar se aquilo soava correto, se ela estava com boas intenções ou se ela estava sendo manipulada por algum jogo sujo.

Aí, eu li e ouvi alguns comentários sobre tudo isso e não parei de pensar. A cada momento, os meus pensamentos questionavam cada palavra daqueles que se jogaram contra ela ferozmente. Uma menina que fala tão bem e de forma tão emocionada com certeza tem crenças, sonhos, vontade de mudar. Uma menina que fala de uma maneira dessa, lê livros, lê jornais, interage com políticos, é formadora de opinião dentro de seu grupo.

O que ela pede? Uma escola mais justa e melhor. Vagas perto de casa que não prejudiquem aqueles que podem ter um dia em que não há um real para chegar à escola (nem todos os estados dão gratuidade no transporte público aos estudantes). Ela sabe que sem uma boa educação, ela será facilmente manipulada, ela não terá um bom emprego. Trabalhará como escrava e não terá tempo de mudar o mundo – o que seria uma perda de tempo para alguém com tanto potencial. Ela só pediu coisas boas e faz um julgamento que é fácil para quem vive no Brasil – sim, a maioria dos políticos têm as mãos sujas de sangue (porque também não dão um tratamento à saúde que seu povo merece, não dão condições de trabalho para que ele possa realmente escolher um caminho).

Manipulada? Ela não. Todos nós somos manipulados de alguma forma a acreditar nisso ou naquilo para que alguém tenha mais lucro ou mais votos. Achar que ela é manipulada por algumas ideias até faz sentido. O que não faz sentido é achar que o que ela pede é ruim. Tudo o que ela quer é poder estudar em uma escola minimamente decente, com professores bem pagos, com bons livros, com harmonia entre os colegas, em um ambiente de crescimento e pensamentos.

Enfim, o que ela pode querer de tão errado?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s